domingo, 24 de outubro de 2010

32º Dia (09/09/10) - El Ultimo Día en La Paz

Ahhh o último dia da viagem...

Acordamos, diga-se de passagem merecidamente, às 10h, tomamos banho e saímos à caça do Shopping Norte onde havia lido que era o lugar para comprar cargueiras. Aliás você já viu um shopping que não abre nos finais de semana?? Pois então: o Shopping Norte é o lugar. Havíamos dado com a cara na porta lá no último final de semana...

Achamos o bendito aberto, porém nada de cargueiras por lá. Há muitas outras opções, é até legalzinho pra encontrar algumas roupas e tênis, mas não cargueiras. O tal do Burguer King também ficou na história porque não achamos nada parecido, só o Pollo Rey, rs.

Almoçamos lasanha no La Mia Pizza e pós-pança-cheia tiramos um cochilinho no hotel. No começo da tarde fomos finalmente às compras e aí vão algumas dicas:
- Há uma loja de tênis chamada Fair Play na calle Graneros com uma variedade boa e um preço incrível de tênis.
- A Pasaje Ortega é um super comércio informal de tudo que você imaginar. Há barraquinhas vendendo uma imensidão de produtos com as cholitas do lado de dentro escondidinhas, dormindo ou só observando. Naquela região você consegue observar a 'setorização' do comércio, há um espaço só para panelas e logo acima o 'açougue', com vários boxes vendendo carne... pensa num lugar...
- A calle Sagarnaga é onde fica o fervo turístico, lá você encontra todas as agências possíveis, lojas de roupas, artesanato, cartões postais e muito mais, é uma rua 'de subida' (isso você vai entender quando chegar lá, eu não tinha entendido no começo também).
- A calle Santa Cruz é onde ficam as bruxas e seus produtos no mínimo inusitados: chás, ervas, imagens, oferendas e fetos de lhama estão à disposição nas barraquinhas pela rua. Por lá também há um monte de lojas esportivas.
- A calle Illampu também tem várias lojinhas, agências (a Kannoo e a Huayna Potosí estão lá), bons restaurantes, hotéis e lá está a Tatoo - uma loja excelente onde comprei um monte de roupas 'técnicas' por um preço muito mais camarada do que pagaria no Brasil, vale a pena conhecer. Também há diversas lojas vendendo roupas, mochilas de ataque, cargueiras e outros equipamentos. Tem muita coisa boa, mas atenção para os falsificados hein, também dá pra encontrar muito.


Comprei minha cargueira da Doite numa loja na calle Illampu (não anotei o nome, ts) e depois fizemos a 'Festa do turista doido', compramos um monte de coisa pra presente e pra nós também. Me arrependo de não ter comprado mais, mas depois de 32 dias viajando toda despesa parece um exagero... enfim, itens que não faltaram no meu carrinho de compras:
- Jogo de xadrez: incas X espanhóis;
- Toucas típicas de lã de alpaca;
- Itens feitos com coca, como licor, chás...;
- 'Toritos de Pucará'.

Nos empolgamos vendo as coisas e aí virou uma corrida contra o tempo antes que as lojas fechassem.

Voltamos ao hotel e saímos às 22h30min para jantar. Atenção: não há restaurantes abertos a essa hora por lá. Após muitas quadras caminhando e por muita sorte encontramos o El Lobo, só estávamos nós lá dentro mas estava ótimo, atacamos uma lasanha e uma Paceña (cerveja boliviana, não deixe de experimentar).

Pegamos um taxi para o aeroporto e na hora do embarque ATENÇÃO: há uma taxa de US$25 de embarque. Eu que já estava praticamente sem um centavo contei com a bondade do primão mais uma vez.

E como no último dia sempre bate uma deprê, lá estávamos nós, esperando o voo para voltar à realidade do nosso cotidiano... mas é assim... o importante é que tudo valeu muito a pena, cada país, cada cidade, cada passeio, cada minuto desse mochilão foi inesquecível e impressionantemente especial. Voltei com outra cabeça, mais madura e com a certeza de que esse mundão está aí do lado, basta nos permitirmos conhecê-lo e explorá-lo!

Um comentário:

  1. show de bola seu relato, valeu cada letra. Parabéns à vc e seu primo pela aventura...

    ResponderExcluir