domingo, 24 de outubro de 2010

16º Dia (24/08/10) - Arequipa

Arequipa

Com cerca de 1 milhão de habitantes, Arequipa é uma cidade muito bacana para se conhecer. Rodeada por vales, montanhas, vulcões e cânions, vale a pena a visita. Ameaçada por terremotos, a cidade sofreu o último tremor em 2007. O contexto histórico também se faz muito presente na região, como Juanita: a princesa de gelo - patrimônio cultural do Peru - uma jovem andina, bela e saudável que foi morta em oferenda à montanha sagrada Apu Ampato, a 6.312 metros de altitude. Congelada por mais de 500 anos a uma temperatura de 20ºC negativos, o corpo de Juanita foi encontrado em 1.995 após a erupção do vulcão vizinho Sabancaya. Mas Arequipa tem muito mais a oferecer, uma agradável praça de armas com diversos restaurantes por perto fazem a festa dos turistas e também (por que não?) dos moradores locais; igrejas centenárias belíssimas e riquezas naturais de encher os olhos.

Como chegamos de madrugada, só dormimos 3h45min nessa noite. Banho, café e saída pra encontrar agências. Fazia muito calor e até deu pra ficar de shorts, ufa, sentir a pele de novo foi muito bom. Compramos com a Royal Trips o passeio para o dia 25 ao Canon del Colca (tour de 1 dia só porque nosso cronograma estava apertado); ônibus Arequipa-Nazca e o sobrevoo nas Linhas de Nazca no dia 26.

Almoçamos no La Ventanita o menú do dia, razoável. À tarde fomos bater perna pela cidade e explorar as igrejas. Fomos no Museu Santuários Andinos (não perca) onde fizemos uma visita guiada de 1 hora e visualizamos diversos ícones da cultura inca encontrados na região, como pequenas esculturas, tecidos, vestimentas e, claro, a menina Juanita. O corpo impressiona pelo incrível estado de conservação: pele, dentes, cabelos... tudo intacto. Inclusive os órgãos internos que, segundo o guia, também foram (e ainda são) fonte de pesquisa dos arqueólogos. Fechada em uma câmara de vidro para manter a temperatura de conservação, Juanita está exposta à visitação no museu, mas seu corpo é retirado por alguns meses do ano para pesquisas e estudos. Como não é possível tirar fotos dentro do museu, 'emprestei' essa aí:


Depois percorremos as igrejas: Mercês, La Companhia, Basílica Catedral, San Francisco...


Tomamos um queso helado (um sorvete de queijo muito bom), fizemos umas comprinhas no mercado: frutas! e à noite fomos jantar no Truffas (pasaje de la catedral) um restaurante muito bom. A sobremesa ficou por conta da Confitería Lucciano na calle Mercaderes, uma torta de matar a lombriga de felicidade. Arequipa é linda à noite, uma cidade graciosa, uma delícia para passear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário