domingo, 24 de outubro de 2010

15º Dia (23/08/10) - La Paz - Arequipa

Pensa numa noite ruim... multiplica por 5... foi mais ou menos isso nossa viagem de Uyuni até La Paz.

O 'belo' ônibus Cruz del Norte saiu com 1 hora de atraso de Uyuni (antes de mais nada: Não, não pegue esse ônibus. Pague um pouquinho a mais e não se torture assim). Os assentos do bus foram feitos para pessoas com 1,5m de altura. Minhas pernas ficavam encolhidas o tempo todo. Cobertas, calefação, ônibus semicama e chegada em La Paz às 6h30min??? Nada! Tudo o que nos venderam era mentira. Ai que raiva.

Apertado, passamos frio (havia gelo no vidro do lado da minha cara), chovia na minha cabeça, 15 minutos depois da saída o banheiro estava insuportável e chegamos em La Paz só as 9h da manhã. Pra piorar tudo o trajeto na saída de Uyuni é tenebroso. Foram 5 horas ininterruptas sacudindo horrores no bus.

O mesmo trecho que fizemos no jipe 4x4 (que possui estrutura forte pra uma região daquela) fizemos com o busão. Imagine uma sequência interminável de estrada dando 'socos', onde o corpo começou a coçar e até achamos engraçado no começo, mas passados 30 minutos a situação perdeu a graça e começou a incomodar. 5 horas daquele jeito foi impossível.

Só pra piorar mais ainda, venderam passagem a mais para um cara que teve que ir em pé e ficou com a bunda na cabeça do Edu... hahahaha
Minha descrição no diário: "Não dormi. Não tomei banho. Não comi direito. Estou cansada".

Finalmente chegamos em La Paz às 9h e quase tive um treco quando vi a cor da minha mochila. Forrada de pó. Inclusive boa parte das roupas né... xuju, tudo xuju, tinha uns 2 quilos de poeira lá (e eu que tinha ficado feliz da vida porque minha mochila estava bem na porta do bagageiro, facinho pra pegar... ah, se eu soubesse).


Compramos as passagens para Arequipa que sairía às 14h e aproveitamos o banheiro da rodoviária pra lavar o rosto, escovar dentes e tudo mais e, por incrível que pareça, estava ótimo depois de tudo.
Fomos à pé mesmo até a agência Huayna Potosí e contratamos a escalada à montanha em três dias. Umas comprinhas de cartão postal, gravação das fotos em dvd, ligação para casa e almoçamos na calle Illampu, na Sra. Gladys.

Voltamos à pé pra rodoviária e nosso ônibus era daqueles que leva a mochila em cima do teto, rs. O cansaço era grande e cochilamos no trajeto até Copacabana. Lá fizemos a conexão dos bus para chegar em Puno. Enquanto esperávamos o outro bus aproveitei pra comer uma gelatina e um bauru em Copacabana. Chegamos em Puno às 20h30min para (mais uma) conexão de bus. Dessa vez para chegar até Arequipa que era nosso objetivo. Sentamos nas primeiras poltronas do ônibus, só que não há espaço para esticar os pés, foi outra tortura e o bus era frio pra caramba.


Chegamos em Arequipa de madrugada e o taxista sugeriu o hostal Piccola Daniela na calle Bolívar. Super cansados só queríamos descansar um pouco. Foi o que fizemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário