domingo, 24 de outubro de 2010

24º Dia (01/09/10) - Trilha Inca: Machu Picchu

4º dia da Trilha Inca: chegada à Machu Picchu

A noite foi melhor, mesmo sem o isolante térmico (molhado) passamos bem, sem chuva. Acordamos às 3h30min para o café. Tudo arrumado e preparado para chuva. Saímos na madrugada só com a luz das lanternas e chegamos até o posto de controle.

Esperamos o posto abrir e caminhamos - leve - por mais 1h até chegar a umas escadas (subida) bem cansativas para chegar até Inti Punku (Porta do Sol). Fomos os primeiros a chegar e de lá tivemos a primeira visão de Machu Picchu... Linda! Um solzinho tímido até apareceu enquanto esperávamos todo o grupo.


Saímos rumo à cidade sagrada e na chegada a neblina começou a fechar a bela vista postal do atrativo. Corremos para tirar algumas fotos e a chuva veio em seguida.


Juan e Gloria nos conduziram às ruínas e aulas de história e cultura inca forma dadas em meio às lhamas que passeavam curiosas por ali.


A chuva intensificou e o frio chegou. Conhecemos o Templo do Condor, Templo do Sol, Casa do Sacerdote, Templo das Três Janelas, Cruzeiro do Sul, Planta da coca... e por aí vai.


Ao final das explicações o grupo se despediu e seguimos (eu e Edu) com nossa expedição particular. Voltamos em todos os lugares que tínhamos passado, agora com mais tempo para observar, analisar e desfrutar daquele mundo. Subimos e descemos várias vezes, chocolates, amendoins e água. Exploramos o local ao máximo.


Perto das 15h compramos os tickets do bus até Águas Calientes. Lá, fomos até o restaurante La Payacha onde encontramos novamente todo o grupo. Pedimos o almoço: Du primo xiqui pediu Alpaca al Vino. Eu favelada pedi Bistek a Lo Pobre e veio um prato gigantesco. Todo mundo caiu na risada porque o prato era realmente enorme... Aproveitamos para provar a bebida típica Chicha morada. Enrolamos até o final da tarde, deixamos as mochilas no restaurante e demos uma volta na cidade. Praça, igreja, lojinhas e voltamos ao restaurante resgatar as mochilas para ir até à estação de trem.


Embarcamos às 19h e empacotamos de sono no trem sentados a 90º. Uns petiscos e chá servidos. Na chegada em Ollantaytambo havia um cara segurando uma plaquinha nos esperando. Mas pra quem está indo por conta própria (sem agência) há muitas pessoas oferencendo transporte até Cusco por s/10. Entramos no bus e apagamos de novo. A chegada em Cusco foi às 23h. Na chegada ao hostal as pernas doíam. Muito cansaço e sono. Precisava muito de uma cama limpa e quente, mas principalmente seca!

2 comentários:

  1. Cheila, dei uma conferida no seu blog. Adorei seu relato da trilha inca. Vc foi a primeira pessoa que descreveu a trilha sem romance. Achei o máximo! Por que normalmente as pessoas falam que é lindo, cheio de aventuras mas em nenhum momento relatam os perregues que obviamente passam. Teve clareza o suficiente para mencionar os aspectos positivos e negativos de fazer a trilha inca. Uma curiosidade: vc menciona Juan e Gloria como seus guias, certo? Eles são de qual agência? Poderia me dar essa informação?

    ResponderExcluir
  2. Olá Laura!! Que bom que gostou do relato porque a ideia é exatamente essa, sem rodeios, sem perfumes... Os perrengues fazem parte do caminho e, na verdade, são eles que fazem a viagem especial.
    A trilha inca é um show, se você está pensando em ir, não pense: vá! Mas prepare-se um pouquinho fisicamente antes, pois a história da altitude pega mesmo.
    Claro que te passo a informação. Eu contratei os serviços da agência através do pessoal do Brasil de Mochila (eles eram os mais baratos tb), mas tentei acessar o site agora e está fora do ar (talvez seja só temporário brasildemochila.com). Tenho eles add no hotmail: brasildemochila@hotmail.com
    Tenta entrar em contato pelo msn. Eles tem facebook tb.
    Recomendo, contratei tudo por aqui e não tive nenhum problema lá, o pessoal da agência me procurou no hotel uns 2 dias antes pra conversar e passar as orientações, foi ótimo.
    Se precisar de qualquer outra informação é só perguntar, ok?
    Abração

    ResponderExcluir