domingo, 24 de outubro de 2010

21º Dia (29/08/10) - Trilha Inca

Trilha Inca... Rumo à Machu Picchu

Existem duas maneiras para se chegar a Machu Picchu: de trem ou colocando a mochila nas costas e encarando o Caminho Inca (ou Trilha Inca). A Trilha Inca é o percurso mais tradicional e mais procurado por mochileiros para chegar até Machu Picchu. Há diversas opções de trilha, entretanto a 'oficial' é a de 4 dias de caminhada, percorrendo cerca de 45 km. A beleza natural da região é incrível e você aproveita para conhecer algumas ruínas incas pelo caminho.

Uma informação importante para quem está pensando em ir é: programe-se com antecedência! A reserva é feita com pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência, pois há um limite de entrada na trilha: 500 pessoas/dia. Isso acaba gerando uma 'fila' de espera para participar da aventura. Ao longo da trilha não há hospedagem em hotéis, hostals ou coisa parecida, é acampamento mesmo. Porém você não precisa carregar absolutamente nenhum equipamento de camping (alimentos, fogão, barracas, tendas...), quem leva tudo são os porteadores (ou porters). Esses caras são uma atração à parte do caminho. Simples, quietos, ágeis e super resistentes, os porters carregam todos os equipamentos que o grupo irá necessitar nas costas e numa velocidade (com certeza) muito superior à sua. Todos os alimentos, botijão de gás, tendas, mesas, cadeiras, panelas e barracas ficam por conta deles. Enquanto os turistas sofrem com a altitude e a dificuldade das subidas, eles passam praticamente correndo ao lado muitas vezes usando apenas uma sandália nos pés.

O que fica por conta de cada um são seus itens de uso pessoal para os 4 dias, lanchinhos para beliscar ao longo do dia (barras de cereal, chocolates) e água (fundamental). Ainda assim se sua mochila estiver muito pesada e você quiser, pode contratar um porter para levar suas coisas e aí você só leva uma mochila pequena com os ítens que quiser contigo na trilha (porque o cara não fica caminhando contigo).

Acordamos às 5h e esperei um tempão até o chuveiro esquentar pois não poderia sair sem um bom banho, já que os próximos dias seriam possivelmente sem banho. Mochilas nas costas, descemos para o café. Omelete, chá de coca, suco de piña e bate papo até a chegada (às 7h) da agência.

Ônibus com todo grupo, fizemos uma parada em Ollantaytambo para comprar chocolates, amendoim, capa de chuva e bastão de caminhada.

O início da caminhada ficou marcado com a tradicional foto do portal do Caminho Inca. Atravessamos uma ponte e alguns metros à frente uma parada para que todos pudessem se apresentar. Éramos 13 pessoas: duas neozelandezas, um casal espanhol, 7 argentinos e nós dois brasileños. Havia ainda dois guias: Juan e Gloria. Todos apresentados, continuamos viagem.


O dia no geral foi tranquilo, uma subida mais pesada e o resto do caminho alternando entre plaino e pequenas subidas. Paradas para tomar água, comer alguma coisinha e descansar um pouco. A paisagem é linda e quase o tempo todo acompanhamos o fluxo dos rios. Em alguns trechos vegetação densa. O almoço foi no alto de uma montanha com sopa, macarrão, suco e chá. Por lá encontramos um Peru... ahhh, claro, tivemos que tirar foto com o Peru, no Peru!


Pegamos um pouco de chuva nesse primeiro dia. E dá-lhe capa de chuva (é indispensável). Pouco antes das 17h chegamos no acampamento. Incrível: nossas barracas montadas, prontinhas, barulhinho do rio ao fundo e pernas pro alto. Teve um lanche com pipoca, bolachas, uns pasteizinhos de vento e chá.


Enquanto esperávamos a janta ficamos conversando. Os argentinos falam bastante entre eles, e como disparam aquele espanhol super rápido, ficava boiando boa parte do tempo (até os espanhóis ficavam), rs.
Às 19h serviram a janta e fomos mimir às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário