domingo, 24 de outubro de 2010

10º Dia (18/08/10) - San Pedro de Atacama

Chegada à San Pedro de Atacama 

A cidade de San Pedro de Atacama é uma cidade de característica bastante jovem... os hostels e restaurantes são bem transados. Com ruas de terra, a cidadezinha é muito simpática e receptiva. Suas construções são feitas de adobe, um tijolo que não é levado ao forno (como os tijolos comuns) pois seca ao sol sempre presente naquele deserto. De lá partem os passeios pela região que, aliás, é muito bem servida de tours lindíssimos. Há diversas agências por lá e ainda mais turistas indo e vindo dos passeios pelas proximidades.

Durante a madrugada o ônibus parou para uma fiscalização. Engraçado que ninguém fala nada, você não sabe o que está acontecendo e de repente vê suas mochilas sendo tiradas do ônibus e indo parar no chão. Descemos (depois entendemos que todos devem descer). Estava um frio de rachar o cérebro. Peguei minha mochila... e o saco de dormir?? Soltou... fui à caça dele e o achei jogado no chão. Aí você espera todas as pessoas de todos os outros ônibus mostrarem (leia-se abrir as bolsas e mochilas) seus pertences pra só então o fiscal chegar até você, enfiar a mão dentro da mochila e sair sem nem olhar na sua cara. Mas tudo bem, é porque no meio da madrugada ninguém fica muito bem humorado pra contar isso rindo né.

Chegamos em Calama às 6h50min. O ônibus parou numa garagem e não saia mais do lugar. Mais uma vez ninguém te comunica nada. Quando o tempo ficou longo demais e comecei a cozinhar lá dentro, descobri: ficaríamos por lá até às 8h30min, então resolvi ir ao banheiro do bus: adivinha? Trancado. Enquanto o ônibus está andando você pode usar, mas quando ele pára (que, convenhamos, é muito mais fácil usar o banheiro) aí você não tem permissão. Putz. Saí à caça de um baño.

A chegada em San Pedro foi às 10h e o hostel que ficaríamos já não existe mais, rs. Por indicação chegamos ao hostel Florida, uma gracinha por sinal, o atendimento é ótimo e o espaço é muito bacana. Já acomodados e após um belo e merecidíssimo banho fomos procurar a Colque Tours - é uma das agências mais indicadas para os passeios pelo Atacama e também para Uyuni. Também recomendo. Fomos muito bem atendidos. E qual a melhor notícia que ele poderia nos dar?? O Salar de Uyuni estava aberto! Ficamos tão contentes e já contratamos todos os passeios que queríamos.


Há diversos restaurantes em San Pedro e já do lado de fora os garçons vem te mostrar o cardápio e as opções (que são várias) disponíveis.
Escolhemos o Cada Piedra e fomos de 'churrasco pobre'. Delicioso.


À tarde - sem perda de tempo - já fomos pro primeiro passeio: Laguna Cejar.
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! 100% indicado pra quem for pra lá.
Primeiro fomos à Laguna Cejar, um lugar espetacular, visual divino, lagunas tão azuis quanto geladas com o vulcão Licancabur ao fundo. Você pode tirar fotos maravilhosas por lá, o reflexo da imagem na água azul e a paisagem de fundo são um show. Há possibilidade de tomar banho nas lagunas e por mais que você tente é impossível afundar por causa da concentração de sal: vai te fazer boiar. Mas prepare-se pro frio porque a laguna é fria e pra ficar um pouquinho 'salgado' porque realmente é muito sal (apesar de que o guia leva um galão de água doce pra tirar um pouco do sal do corpo).


Na sequência fomos aos Ojos del Salar, são duas lagoas praticamente do mesmo tamanho e aparentemente bem profundas. Como a água fica paradinha - sem vento - fica um reflexo incrível da imagem. E por lá você também pode fazer umas fotos divertidas, tipo pulando mega-super-alto, carregando pedra gigante, garrafa d'água enorme e coisas assim, vai da criatividade.


Por último fomos à Laguna Tebinquinche pra encontrar um pôr do sol indescritível. As montanhas começam a ficar avermelhadas e depois ganham um tom de roxo... é de tirar o fôlego.

Um comentário:

  1. Oi cheila!!! tudo bem?
    Me diz uma coisa, quanto tempo vcs fizeram Laguna Cejar e Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche? tudo em um dia? Devo chegar em san pedro bem de manhazinha, estarei chegando de PUNO, ou seja, uma pulta viagem cansativa :p

    abracos

    ResponderExcluir