domingo, 24 de outubro de 2010

3º Dia (11/08/10) - Chacaltaya

Subida à montanha Chacaltaya

Chacaltaya é uma montanha a mais de 5.300 metros de altitude na Cordilheira Real e não há maneira mais fácil de se chegar a uma altitude dessas. Nela está a estação de esqui mais alta do mundo, porém está desativada pois o nível de gelo e neve diminuiu 80% desde 1963. Você chega até a sede da estação de esqui de van ou ônibus e segue o trecho até o cume caminhando. Ainda assim a visão lá de cima impressiona, é possível avistar La Paz, outras montanhas (entre elas Huayna Potosí bem ao lado) e lagoas das mais diversas cores.

Café da manhã no hotel e primo tentou tomar café, porém era tão grosso e forte que manchava a colher, xícara, boca e dentes. Impossível. Só depois descobrimos que aquilo não era o café pronto, era um 'concentrado' ao qual você deve acrescentar água... hauahauahua

Pois bem, contratamos alguns passeios com a Agência Azymut (recomendo pois fomos muito bem atendidos, o inconveniente é que não aceitam cartão - aliás, isso não é tão comum por lá) e o primeiro deles era para o Chacaltaya. Nos pegaram no hotel e lá fomos nós... Fizemos uma parada em El Alto a 4.000 m de altitude, no local onde as bruxas fazem os rituais com oferendas e tudo mais.


Leve comida pois o almoço é com o que você tiver, mas se esquecer não se preocupe, eles fazem uma parada numa 'mercearia' onde você pode comprar alguma coisa. Como estávamos levando empanadas, aproveitei o stop para comprar caramelos de coca para a altitude... sempre ela.


No caminho ao pico uma parada para tirar fotos do Huayna Potosí (ainda sem saber que seria a montanha que escalaríamos semanas depois). Ao sair do ônibus, o vento quase me jogou pro outro lado... um vento cortante, o frio pegou. Voltei correndo pra colocar touca, luvas e fechar bem a jaqueta. A subida no ônibus até a base da estação de esqui é uma emoção à parte: curvas malucas me fizeram pensar se não seria melhor ir a pé. Mas o cenário me fez esquecer de qualquer coisa: vista dos picos nevados, gelo pelo caminho, lagos azuis. Simplesmente LINDO!


Colocamos todas as roupas e subimos. Esse trajeto foi outra coisa maluca, o vento era tão forte e o frio tão intenso que subimos de braços dados pra dar conta do recado. O rosto congelou. Muita manteiga de cacau, mas engraçado como não dava pra sentir se tinha passado o suficiente ou não.


A visão do Huayna Potosí é maravilhosa. Foi bastante cansativo subir até porque ainda estávamos nos aclimatando à altitude, faltava ar mas o vento era algo absurdo. Mas... e daí? Tirei um monte de fotos, curti o visual e me senti viva, feliz e aproveitando a vida!


Depois voltamos à La Paz e atravessamos a capital todinha até chegar na zona sul onde está o Vale da Lua. Quer uma descrição? Hmmm... Eh... Bem... Posso dizer que é... legalzinho. Ok, vamos lá: se você não tiver nada pra fazer e se o passeio estiver incluído (o nosso estava), faça. Caso contrário, deixa quieto. É um lugar que não tem muuuito o que ver e fazer. Há um caminho demarcado e você circula por uns trechos com uns pequenos abismos ao lado e só. Mas de qualquer maneira é uma paisagem bastante diferente de tudo que vemos no Brasil, valeu a ida.


De tardezinha arriscamos um lanche local e comemos no Pollo Rey, bem bom. À noite comemos no La Mia Pizza, na calle Illampu, muito bom. Melhor ainda é o preço de tudo na Bolívia, essa pizza grande mais dois sucos saiu por bs.54, cerca de R$ 13,00. Adoooro!

Ah hoje também aproveitamos pra conhecer o Mercado de Las Brujas que fica na calle Linares e na Santa Cruz, a venda de produtos assussta um pouquinho.. tentei registrar, mas elas não gostam muito se você não compra nada e eu não tinha a intenção de trazer um feto de lhama pra casa...

Um comentário: