domingo, 24 de outubro de 2010

1º Dia (09/08/10) - O início de tudo...

Mochilas prontas e lá vamos nós...

Na noite anterior da viagem uma conferida minuciosa nos itens indispensáveis: passaporte, dinheiro, cartão, guia e câmera fotográfica. Pronto! Com o resto a gente poderia se virar.

O mochilão teve início saindo de Cascavel (por questões logísticas e financeiras) às 7h30min pela Trip com destino a Corumbá-MS. Um voo meio maluco com escalas em Londrina, Maringá e Campo Grande. Chegamos no destino às 13h.


Para nos resgatar no aeroporto e levar até a estação de trem em Puerto Quijarro contratamos o Ney (ney-operadortur@hotmail.com / 67 – 3231-8989 / 67 – 9280-3823) - é um cara facilmente encontrado na net (orkut por ex.) que compra passagens antecipadas para o Trem da Morte e ajuda a galera mochileira a iniciar o tour pela Bolívia. Serviço aprovadíssimo: nos buscou, levou pra almoçar num restaurante, esperou nas aduanas da fronteira (primeiro carimbo no passsaporte... êêê), levou pra cambiar dinheiro e nos deixou na estação com as passagens compradas com boa antecedência pra ficarmos sossegados.


Aliás nossa antecedência foi tanta que acabamos levando um chá de cadeira na Estação, mas a opção foi nossa pois ficar circulando por lá não nos pareceu muito interessante (ou seguro).


Trem da Morte
Para andar no lendário Trem da Morte, você tem três opções: o pullman, o super pullman e o ferrobus. Seguindo as dicas de outros mochileiros (a não ser que você esteja viajando no limite da grana) não pegue o pullman pois parece que o negócio é meio caótico.
Por causa da data que chegaríamos (segunda-feira) só tinhamos a opção do Ferrobus, pois então lá fomos nós. Como pegamos a opção mais xiqui, o espaço nas poltronas e o serviço foram excelentes. Muito longe do que um mochileiro espera... mas com coisa boa a gente acostuma rapidinho.


TREM
CLASSE
DIAS
HORÁRIO SAÍDA
HORÁRIO CHEGADA
VALOR (Bs.)
Ferrobus
Cama ou Semicama
Lunes – SEG, 
Miercoles - QUA, 
Viernes - SEX
19h
8h50min +1
257
222
Expreso Oriental
Súper Pullman
Martes - TER,
Jueves - QUI,
Domingo
16h30min
8h40min +1
127
Regional
Pullman Primera
Lunes a Sábado
12h45min
09h25min
+1
115
52

À noite teve janta: uma marmita com frango e arroz que eu devorei pois estava morrendo de fome. Na TV (tinha até tv) passou uns dois filmes sanguinários e eu capotei de sono com minha almofadinha inflável - um dos luxos que levei e não me arrependo pois é compacta, leve e dá uma ajudinha e tanto para o pescoço nas noites e noites dormidas nos ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário