domingo, 24 de outubro de 2010

30º Dia (07/09/10) - Huayna Potosí

Huayna Potosí - subida ao 2º Refúgio

Acordamos às 8h, tomamos café e pela manhã toda só curtimos o local... fotos e relax nas belas paisagens.


Lá pelas 10h os alemães (aqueles de ontem) retornaram - absolutamente acabados. Fizemos uma recepção com palmas e parabéns mas eles estavam visivilmente exaustos ao limite. Um deles, em especial, antes de chegar no refúgio sentou numa pedra, colocou as mãos na cabeça e não levantava mais. Fomos ajudá-lo e então entramos. A visão dos 4 era assustadora. Ficamos muito receosos com o resultado que eles nos apresentaram: fortes dores de cabeça, de estômago, mal estar e um cansaço tão grande que mal tinham forças para falar. Essa era a cena que víamos na sala. Meu medo aumentou consideravelmente quando soube que um deles desistiu no meio do caminho de tanta dor. Ai.

Almoçamos juntos, eu e primo arrumamos as mochilas e preparamos os equipamentos para o porter (aquele cara que carrega as mochilas grandes) levar. Na saída qual a surpresa?? O porter era A porter. Uma cholita. Sim. Ficamos surpresos, sem graça, sem saber o que fazer e com um sentimento de 'injustiça' por colocarem ela para esse serviço. Poxa, uma mulher carregando todo o peso que não tínhamos condições de levar?! Mas era exatamente essa a questão: nós não tínhamos condições de levar. E o guia veio amenizando, disse que ela havia nascido lá, que estava acostumada e tudo mais... Obs. ela usava a tradicional saia das cholas e um tênis sem meia. Detalhe: eu com 2 calças e 2 meias... uma franga mesmo.


A subida foi muito difícil, cerca de 3h30min de pura subida. Inicialmente rochas e depois gelo - muito gelo escorregadio, o que acarretou em muitos tombos também. Várias paradas para reestabelecer a força das pernas, uma delas num ponto de registro lá no meio da subida onde ficam umas pessoas pra você deixar seus dados e pagar uma taxinha de bs.10 por pessoa. Finalmente chegamos no refúgio. O lugar bem pequeno com camas para 10 a 12 pessoas, um fogão, mesa e só. O banheiro era uma patente do lado de fora (rs, lembrei do sítio há muitos anos atrás).


Feliciano fez uma sopa e um miojo com salsicha de janta. Comi pouco porque tive medo de ficar com problemas no estômago, já que eu não estava 100%.


Deitamos pra dormir às 18h!! Tem noção? Claro que eu só me rolei, apesar do cansaço, nenhum sono. Acho que consegui cochilar lá pelas 22h30min. O pequeno detalhe é que levataríamos à meia noite, ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário