domingo, 24 de outubro de 2010

27º Dia (04/09/10) - La Paz

Trânsito e chegada em La Paz

Chegamos na fronteira do Peru com a Bolívia, exatamente na cidade de Desaguadero às 8h e havia uma fila imensa para carimbar o passaporte. Ficamos mais de 2 horas até nos livrarmos dos trâmites das duas aduanas. Enquanto cruzávamos a fronteira para a Bolívia, a polícia peruana nos abordou e nos levou para uma sala. Um de cada vez fomos revistados (leia-se: abrir mochilas, checar bolsos, pochete, documentos e dinheiro), além de um turbilhão de perguntas. Achei mesmo estranho, mas como eles abordaram outro casal de turistas deduzi que seria um procedimento normal. Na saída o primo foi contar seu dinheiro e percebeu que tiraram U$20 de sua pochete. Putz... e agora? Sensação de impotência, o que fazer quando quem deve te proteger te rouba??


De volta à La Paz às 13h30min voltamos ao mesmo Hotel Condeza que havíamos ficado da outra vez. Almoçamos e à tarde batemos perna buscando presentes e uma mochila que eu queria comprar. Aliás muito cuidado ao comprar algumas coisas em La Paz, pois algumas lojas são exatamente como Cidade do Leste - aqui do ladinho de Foz no Paraguai: vendem produtos falsificados. Lembre-se, de uma maneira geral produtos originais, de qualidade, têm seu preço, desconfie de produtos muito baratos ou onde querem te empurrar o treco por metade do preço.

Legal rever as cholitas em suas banquinhas no meio da rua...


Na agência Kanoo Tours (muito boa, atendimento excelente, na calle Illampu) contratamos o passeio de paragliding para o dia seguinte. Paguei o que faltava na agência Huayna Potosí (para escalar o Huayna Potosí NÃO há agência melhor, na calle Illampu esquina com Sagarnaga) para a escalada.

Fato que ocorreu que merece comentários aqui é com relação à necessidade de adquirir produtos farmacêuticos, mais especificamente anticoncepcionais por lá. Como estava usando uma cartela e havia levado outra cheia, não atentei para o 'detalhezinho' de que os comprimidos são para 21 dias e não 30. Acabei ficando sem. Pra não correr riscos desagradáveis, fui à caça dos benditos comprimidos, mas obviamente não encontrei o mesmo, nem a mesma fórmula. Acabei usando uma outra marca que existe aqui no Brasil também, mas foi um transtorno. Então meninas, fiquem espertas: não esqueçam de contar os dias certinho.

A janta foi no Café Banais na calle Sagarnaga, um lugar muito agradável, com bons pratos e uma salada de frutas melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário