domingo, 24 de outubro de 2010

19º Dia (27/08/10) - Cusco

Em trânsito... e chegada em Cusco

A capital do Império Inca é uma delícia de cidade. Cusco reserva a seus visitantes lugares fantásticos, uma aula de história a céu aberto. Considerada a capital arqueológica da América, essa cidade traz até nos detalhes de sua arquitetura as características culturais daqueles que formaram o Peru: incas e espanhóis. A Plaza de Armas é um espaço que concentra grandes representações históricas como a Catedral e a Iglesia Compañía de Jesus, além de restaurantes, agências e muito comércio ao redor. Mas os passeios pelas proximidades são uma excelente pedida: Vale Sagrado, Maras, Morai e, Machu Picchu - claro - são lugares que valem a pena conhecer.


Para visitar a maior parte dos atrativos de Cusco e região você tem que comprar o Boleto Turístico, não é possível comprar o ingresso só para aquele sítio arqueológico na hora. O Boleto Turístico é um 'passaporte' que te dá direito a conhecer 16 atrativos, entre eles: ruínas, igrejas e museus (também há uma opção de menor valor para visitar somente alguns atrativos, tudo em 1 dia). O Boleto tradicional é válido por 10 dias e você não tem muito o que pensar: ao chegar em Cusco compre o seu Boleto, ele é vendido oficialmente na Oficina de Boleto Turístico e também na entrada de alguns atrativos, mas informe-se antes para não ficar sem e ser barrado.

Acordei meio desnorteada com a 'comissária' servindo o desayuno (sanduíche, bolinho e chá). Aí a sequência foi: Estrada > Filme > Estrada > Filme > Bingo. Bingo??? Sim, bingo. O ônibus promoveu o jogo com uma passagem de volta à Nazca ou para Lima como premiação. Uau. O jogo foi correndo e eu estava por 1 número. Mas adivinha quem fechou a cartela? Meu primo! BINGOOOOOO... e lá foi ele correndo conferir. hahaha. Mas como a passagem era intransferível e válida por 30 dias somente, deixou o jogo continuar para que outra pessoa ficasse com o prêmio.


Sem almoço a fome era grande e chegamos em Cusco (com chuva) só às 15h30min. Fomos de taxi até o Hostal Ayllu Real, um quarto muito bom, três camas, chuveiro com muita água (quente). Entrei em contato com a agência que tínhamos contratado o Caminho Inca e agendamos uma conversa para à noite. Após um banho revigorante saímos à procura de agências e contratamos o passeio do Vale Sagrado.

A janta foi no restaurante Los Candiles, no menú do dia: sopa criola, espagueti a bolognesa (que estava doce!) e limonada. Ao pagar a conta o garçom nos disse que não poderia aceitar o cartão porque era o menú do dia e queria cobrar 15% de taxa. Um abuso. A placa de que aceita cartão tava lá e em nenhum lugar havia especificado que justamente o menú do dia não poderia ser pago assim ou que cobrariam essa taxa absurda. Por essas e outras (macarrão que estava doce) não recomendo o lugar.
É muito comum por lá os lugares cobrarem uma taxa para pagamento com cartão de crédito. Mas 15%?? Ahhh não, aí tá me chamando de besta né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário