quarta-feira, 2 de março de 2011

11º Dia (04/01/11) – Ushuaia – Pinguineira

Pulamos da cama, café rapidinho e fomos à agência, crentes que o passeio saia às 8h10min. Chegamos no horário, mas o passeio já tinha saído. Como? Fica esperto: confundimos o horário por causa do jeito argentino de falar as horas: o horário certo era “ocho menos diez”, que corresponde a 7h50min. Nós ficamos apenas com os números 8 e 10 na cabeça, então a confusão acabou se armando. Putz, por gentileza da agência nos ofereceram o transporte com o dono da agência Piratour (Jorge) que estava indo pra lá. Beleza!
E no final das contas o produto saiu muito melhor que a encomenda. Jorge foi contando toda sua história, como começou a trabalhar ali, falava sobre o lugar, sua família, os problemas e disse que um dia vai à Foz. Valeu muito.
Na chegada encontramos o grupo e acabamos sendo chamados de “os dorminhocos”. Uma olhada rápida no museu que possui exemplares da fauna marinha regional.

E na sede da Estância Harberton.

Entramos no barco e nossa guia Ana – muito despachada e divertida – nos conduziu durante todo percurso. A chegada à ilha é surpreendente, de perder o fôlego: trocentos pinguins por ali te olhando...
Êxtase. Fiquei igual criança quando vê algo diferente.

Então começamos a caminhar e os “pijotes” estavam por toda parte, sempre protegidos pelos adultos.

Era época de reprodução e Jorge havia nos contado que na ilha é feito o acompanhamento das espécies e do número de pinguins. Pois bem, olha que incrível: depois que começaram as visitas turísticas na ilha, com os visitantes caminhando por lá, o número de pinguins aumentou. E continua aumentando ano a ano. Imagina-se que isso aconteceu porque os pais passaram a cuidar melhor dos filhotes, assim eles ficaram menos vulneráveis aos predadores e o número de indivíduos consequentemente aumentou. Bacana!

Um passeio lindíssimo, vale muito a pena. Creio que o melhor de Ushuaia. Não faça o que só passa por lá de barco. Pegue esse que desce na ilha e faz uma caminhada por lá. É show.
Há duas espécies de pinguins por lá... esse de patinhas laranjas é mais difícil de ver.

Eles circulavam até no meio da trilha, tranquilos, entre as pernas dos visitantes.
Fantástico. Valeu cada minuto.

De volta à Harberton comi um tostado de queso e uma torta de chocolate. Jorge (o dono da agência) havia nos convidado para voltar com ele, que nos levaria para conhecer as Lagunas Escondida e Fagnano. Enquanto aguardávamos, fiz a festa com o alegre amigo...

No caminho de volta, altos papos novamente. Ele nos levou a um mirante onde é possível avistar ambas Lagunas. Muito gentil da parte dele nos proporcionar algo assim. Virei fã dele e da Piratour.

Na volta à Ushuaia pegamos umas dicas de restaurante pra comer centolla. Nos despedidos e fomos pro mercado comprar itens pra janta: frango, ovo e arroz. Ficou bom pra caramba. Sonooo...

1. Esse foi um dos melhores dias de toda a viagem, passeio sensacional. A maneira como Jorge nos atendeu foi louvável, que simpatia de pessoa! Por uma "cagadinha" nossa quase perdemos todo passeio e ainda ganhamos um atendimento vip e com direito a conhecer um local que não teríamos como ir. Vídeo dos pinguinssssss: