segunda-feira, 9 de julho de 2012

9º Dia (26/02/12) – Nagasaki – Santuário dos 26 Mártires


Nagasaki: não adianta, é impossível não associar Nagasaki à bomba atômica. Mundialmente conhecida pela sua “participação” na Segunda Grande Guerra, Nagasaki situa-se na ilha de Kyushu e sua reconstrução pós-bomba deu luz à uma charmosa e cosmopolita cidade. Vale a pena conhecer.

Últimas horas em Okinawa, o dia estava chuvoso e sem muito tempo para passeios, fomos num shopping próximo, o que também é um divertimento quando se trata de Japão. No último andar estava a seção gastronômica e tudo que estava à venda também estava disponível para degustação. Dá pra fazer uma refeição completa lá só provando aqui e ali. Ataquei alguns doces e salgados. Um senhor arriscou um thank you por eu ter provado o doce, devolvi um arigatô e ele deu uma gargalhada.
Última passeada pela Kokusai-dori - a Rua Internacional com seus Shisas e então o decorado aeroporto nos acolheu para nosso próximo destino. A vista aérea de Okinawa é linda com seu mar azul cristalino.



A chegada em Nagasaki não poderia ter sido mais encantadora aos olhos: um belo pôr-do-sol nos recepcionou.


E a gentileza do povo japonês se fez presente mais uma vez: no ônibus para o hotel pedimos auxílio à uma jovem para chegar no hotel e sabe o que ela fez? Não só nos passou todas as orientações, como também desceu no ponto conosco e nos levou até dentro do hotel. Hospitalidade na prática!
Logo tratamos de ir a pé no Santuário dos 26 Mártires no monte Nishizaka, local onde 6 missionários estrangeiros e 20 cristãos japoneses foram crucificados em 1597. Eles foram presos em Kyoto e Osaka e levados à Nagasaki, dez anos depois da promulgação do decreto que proibia o cristianismo no país. Esse foi o primeiro de mais de 600 martírios documentados só na região de Nagasaki. Os 26 mártires foram canonizados pelo papa em 1862 e o monumento foi erguido em 1962 em homenagem ao heroísmo desses 26 católicos. No local onde ocorreu o sacrifício há uma imagem dos 26 mártires esculpidos em pedra. Uma capela e um museu completam o memorial.



Um belo registro da árvore que parecia pedir uma fotografia. A cidade é muito bonita, cheia de morros e mais agitada que Okinawa. Durante a caminhada alguns pontos chamaram a atenção: ruas sem calçada, placas de trânsito que piscam e gatos sem rabo (??).



E pra fechar o dia fomos à Nagasaki Station - Estação de Nagasaki, passeamos um pouco e escolhemos à moda japonesa nosso menu para o jantar. Ah esses cardápios 3D são o máximo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário