sexta-feira, 6 de julho de 2012

6º Dia (23/02/12) – Okinawa

Okinawa 

O conjunto de barreiras de coral que formam a província de Okinawa tem muita história pra contar. Com forte influência chinesa, Okinawa encanta pela beleza natural, pelo mix cultural – fruto das migrações marítimas e pela gentileza do seu povo. Okinawa é composta de diversas ilhas e Naha é sua capital, situada na maior e mais povoada ilha.
O arquipélago que foi controlado pela China a partir do século XV é visivelmente diferente do resto do Japão, o que faz dele um lugar especial e exótico. Os shisas – leões feitos de cerâmica - estão em todos os telhados. Os túneis subterrâneos, onde ficavam os soldados e até civis japoneses durante a Batalha de Okinawa na 2ª Guerra Mundial nos remetem a um período turbulento, cruel e nos fazem refletir. A beleza dos recifes de coral e as águas transparentes refletem um paraíso tropical. Essa é Okinawa, intensa...


As últimas várias horas têm sido dentro do avião (Milão-Londres-Tokyo) e ainda não chegamos ao nosso primeiro destino japonês: Okinawa. No avião éramos um dos únicos não-japoneses e chegando no aeroporto nunca me senti tão bem podendo ler coisas em inglês, porque se dependesse de decifrar o idioma japonês... bahh!
Recepção linda cheia de orquídeas, delicadeza.


Pra quem não se situou direito geograficamente (eu nem tinha noção) aí vai o mapa pra ter uma ideia da distância física (e cultural) de Okinawa em relação ao "resto" do Japão.



O guia nos levou até o Hotel Nishitetsu Inn, muito bom, novo, com chinelinhos esperando os hóspedes no quarto.



Como já era noite e estávamos varados de fome, fomos pra rua: há máquinas de bebidas em cada esquina. E outra coisa excepcional do Japão: praticamente todos os restaurantes têm uma vitrine-cardápio. Hein? Isso, uma vitrine com os pratos oferecidos pela casa, uma maravilha para nós turistas que não sabemos uma palavra do idioma local (foto abaixo do "cardápio", adorei!). Já pensou em ter que escolher algo usando um cardápio japonês?



Pois bem, no restaurante apenas duas super-mulheres trabalhando. Super porque elas que faziam tudo, recebiam, cozinhava, limpavam, atendiam. E quer saber? Meu prato estava M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!




Uma passadinha no mercado 24h (há váááários deles, portanto, não se preocupe: você não vai passar fome) e entre tantos produtos, estava à venda: 1 ovo. Não, não era uma dúzia de ovos, nem 1/2 dúzia, nem uma caixa... era 1 único ovo, embaladinho, quase que pra presente. Uma graça.

Após tantas horas de voo o Jet Lag pegou. Aos desavisados: Jet Lag = descompensação horária, causada pela alteração do ritmo circadiano. Ocorre geralmente em viagens longas, onde há grande diferença de fusos horários. Nosso organismo acostumado a determinado período de luz (dia) e outro tanto de noite, se vê confuso ao descobrir que deve relaxar e dormir (porque agora é noite) num horário que normalmente estaria em plena atividade diária.

Pronto! Confusão no organismo e fomos pra cama sem um pingo de sono. Assim é... porque o dia de amanhã promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário