domingo, 5 de fevereiro de 2012

3º Dia (17/12/11) – Passeio por Santiago

Pela manhã a mesma rotina: café, trabalho, piscina, trabalho, mergulho, trabalho...
Pegamos um taxi até o Mercado Central, um show de peixes e frutos do mar, naquela loucura típica dos mercados centrais.


Segurei bem a blusa que estava carregando, pois se ela caísse naquele chão o cheiro e o caldo de peixe ficariam impregnados pra sempre...




Há muitas opções de restaurantes, quase todos bem pequenos, mas interessantes e com a garantia de pratos a base de peixes ou frutos do mar fresquíssimos.
Pra quem se aperta no espanhol, em muitos restaurantes as pessoas arriscam um ‘portunhol’, o que ajuda bastante.
Optamos pelo El Galeón que estava caoticamente cheio de clientes e garçons disputando espaço com uma dupla de músicos que foram lá dar uma palhinha. Em alguns minutos as coisas se acalmaram e eu arrisquei um prato chamado “Especial Galeón”, Carlos foi num outro ao “Estilo Cancato”.
Enquanto isso veio um pãozinho... em formato de peixe, claro!


No meu prato havia tantos sabores não convencionais para o meu paladar e tantos seres, que até agora eu não sei o que eram. Mas comi. E estava até bom, rsrsrs.



Pelas ruas próximas se encontra a Iglesia Catedral em frente a Praça de Armas, mas pra nosso azar naquela noite haveria um evento navideño (de Natal), com apresentações, coral, enfim... uma pena não poder caminhar por ali, mas deu pra conhecer um pouquinho.
Caminhando em uma das ruas estilo calçadão, passa por nós um menino e dá a mão ao policial que caminhava por ali: “Olá Carabinero! Mi amigo carabinero!”. Uau, que bacana foi ouvir aquilo, um misto de respeito e admiração do menino pelo policial. Bom seria se no nosso Brasil as coisas também fossem assim...
Por ali ainda se viam algumas manifestações em favor da educação.




Caminhamos por várias ruas, munidos do pequeno mapa do meu ‘Guia do Viajante Independente pela América do Sul’, aliás, um ótimo guia para quem deseja se aventurar pelos nossos vizinhos. Já usei esse guia nas outras viagens e é realmente muito útil.
Chegamos ao Palacio de La Moneda. Construído em 1805, possui esse nome, pois, inicialmente era efetivamente a casa da moeda chilena. Atualmente é o espaço de trabalho o presidente Sebastián Piñera. Como todo palácio tradicional, há a troca de guarda todos os dias pela manhã. Não vimos, então ficou pra próxima.



E há uma bandeira gigante (mas pensa numa bem gigante) em frente ao palácio, aproveitamos pra registrar, é linda.


Visita ao centro cultural que fica embaixo do Palácio, mas havia poucas exposições.


Praças e gramados forrados de flores, lindas...



Pra seção ‘inusitados’ (toda viagem sempre tem algumas pérolas): você não tem janelas no seu prédio? Desenhe-as!


Lojas, ruas, praças, um belo dia de sol, céu azul e centenas de pessoas disputando um espaço nas lojas, afinal era o último final de semana antes do Natal.
Passeamos um pouquinho no Shopping Vivo El Centro e voltamos pro hotel.
Aliás nosso hotel fica na região conhecida como Sanhattan (qualquer semelhança com algum centro financeiro mundial não é mera coincidência). Por ali também gira boa parte das negociações financeiras de Santiago.
Na volta ao hotel registrei uma daquelas coisas que a gente prefere não lembrar quando está querendo relaxar... Temblores? Earthquakes? Terremotos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário