quarta-feira, 2 de março de 2011

4º Dia (28/12/10) – El Calafate: Perito Moreno

Perito Moreno... o grande e belíssimo glaciar

Pulamos da cama, café e descemos pro centro pra definir os passeios dos próximos dias. Sem tempo de fechar a programação, compramos nossa ‘vianda’ (marmita): sanduíche, água e frutas por 13 pesos no mercado La Anonima. Obs. Não há sacolas plásticas. Ótimo! Mochila nas costas e pegamos o bus.



 A 70 km está o glaciar Perito Moreno e a primeira vista não esquecerei nunca mais. Uma imensidão de gelo por todo lado.


Fizemos a caminhada por conta própria: passeio inferior e superior. A visão do glaciar é maravilhosa. Ver e ouvir os blocos de gelo se desprendendo é fantástico. Almoçamos num banco por lá mesmo.







 É realmente impressionante ver aquele mundo de gelo bem à sua frente, com montanhas nevadas ao fundo. “Inspirador”, foram as palavras do Roni.





Teve até foto 3D...


Às 14h30min subimos pra encontrar o grupo e fomos em direção ao Q.G. da empresa Hielo y Aventura para pegar o barco com destino ao minitrekking que havíamos contratado. No barco passamos em frente ao lado sul do glaciar, mil fotos pra registrar o passeio. E o Roni com as suas filmagens que viraram belíssimas recordações...







Descemos e por lá há um lugar para deixar as mochilas ou pertences mais pesados. Um trecho pela mata até as tendas para colocar os grampones. Iniciamos o minitrekking e felizes da vida fizemos o percurso sendo chamados algumas vezes pelo guia para acompanhar o grupo, já que tínhamos optado por ficar atrás e sacar muchas fotos.





Lindas fendas azuis, águas correntes e um cobertor de gelo formavam a paisagem. Muito show. O final do minitrekking é feito com um brinde de whisky e gelo in natura.








 


O retorno é feito pela mata, num trecho mais longo e ainda mais lindo.

 
De volta ao barco não podíamos deixar a bandeira argentina ficar tremulando ali livre, leve e solta né... a eterna rivalidade BRA-ARG... rs.



 A volta para El Calafate eu nem vi, capotei de sono no bus. Na chegada nos apressamos em fechar a programação: sem possibilidade de ir à Torres Del Paine (bus lotados), optamos pelos próximos 3 dias em El Chalten – capital nacional do trekking. Dica: apenas 2 empresas fazem esse trecho: ChaltenTravel e Caltur. Nas agências no centrinho não conseguimos mais vaga para o horário que precisávamos, então corremos até a rodoviária e lá nas mesmas empresas conseguimos! Hein? É, é isso... Vai entender... mas valeu a corrida. Ficou assim: transporte ida e volta e 2 noites de hospedagem por 250 pesos. Beleza.

Tudo resolvido, nos concedemos um excesso: matar a vontade da lombriga de comer comida japonesa. 
Apreciamos um delicioso sashimi de salmão e de lagostin e um temaki de truta no SushiBar de Calafate. 



Bom, já tínhamos força suficiente para subir de volta e chegar ao Don Pichón, um maravilhoso restaurante com uma vista espetacular da cidade. Por indicação do agradável garçon Nicolas, pedi um Cordero Patagonico ao molho de calafate. Roni foi de Bife de Chorizo Don Pichón. Tudo muito delicioso! 



Estávamos exaustos (acho que minha cara já denunciou), de pança cheia e já era passada meia noite quando fomos ao hostel mimir. Rooooonc...

A panorâmica do Glaciar (mérito do Roni):

Um comentário:

  1. Vídeos do dia
    http://www.youtube.com/watch?v=KfSaAIZ3dfA
    http://www.youtube.com/watch?v=25oaEguf2AI
    http://www.youtube.com/watch?v=EWho6lpioVU

    ResponderExcluir